sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Visão 3D


Este tipo de visão de que necessitamos para ver 3D é chamada “visão binocular”. A projeção é feita através de duas imagens sobrepostas na tela, e cada olho foca em uma das imagens projetadas para que a profundidade seja percebida.
Entretanto, não são todas as pessoas que conseguem enxergar esta maravilha. Estima-se que entre 4% e 10% da população mundial não possua a habilidade de enxergar em “estéreo”, como a maioria das pessoas.
De acordo com um estudo da Universidade de Valência, os números são ainda mais impressionantes. Em um ano de estudos clínicos (com 1679 pacientes entre 18 e 36 anos) foi constatado que 56% deles apresentavam algum tipo de sintoma de disfunção binocular.
Razões do problema
Aqueles que não conseguem enxergar em 3D são chamados “stereoblinds”. Essas pessoas simplesmente não conseguem enxergar imagens em profundidade, o que faz que um filme como “Avatar” visto em tela 3D fique embaçado, sujo ou não mostre diferença em relação ao filme normal em 2D.
Isso ocorre devido à incapacidade dos dois olhos de trabalharem juntos. Indivíduos com estrabismo e ambliopia (olho vago ou preguiçoso) são aqueles que possuem maior tendência a desenvolver o problema, assim como pessoas que utilizam os olhos em sincronia, porém não o tempo todo. Isso quer dizer que, se os olhos não trabalharem em conjunto, nada feito.
Tendo em vista que a porcentagem de pessoas com este problema não é irrelevante, o que se pergunta é: com a revolução 3D, o que acontecerá com aqueles que veem o mundo de forma diferente? (Texto tirado do Baixaki) 
http://www.baixaki.com.br/info/3491-o-que-voce-pode-fazer-se-nao-enxerga-em-3d-.htm
---------------------
COMO VER  (Se você enxerga com os dois olhos)
Apresento algumas imagens para treinar os olhos.
- Abra a imagem e fique olhando para ela sem desviar os olhos.
- A sensação é aquela que temos quando estamos meio “fora da casinha”, olhando para o nada e que os nossos olhos ficam perdidos no horizonte com o pensamento distante.
- Continue olhando fixamente para a imagem, se possível para um ponto da imagem apenas; assim a imagem vai começar a se modificar.
- Sinta-se como se estivesse querendo enxergar o que tem do outro lado da imagem - sempre com os olhos fixos em um ponto (mais ou menos no meio da imagem)
- Em alguns segundos (ou minutos), a visão começará a embaralhar, você começa a ficar meio estrábico (vesgo), e a imagem vai começar a duplicar. Neste instante, NÃO TENTE ARRUMAR OS OLHOS, continue vesgo. Só assim o 3D vai aparecer. Se você piscar e tentar “endireitar” a imagem, você não vai conseguir ver.
- Você vai notar que, de repente, a imagem vai criar vários planos: um plano bem fundo, um no meio e algumas coisas vão flutuar na frente da tela.
- Os desenhos que vão aparecer na imagem são como se você pudesse enfiar a mão na tela e pegá-los.
Com treinamento, você vai conseguir, e isso pode acontecer de uma hora para outra.
Quando você conseguir enxergar o fenômeno 3D, você vai querer falar para todo o mundo e mostrar, mas terá que ter paciência, porque muita gente vai dizer que não consegue, e a maioria não vai conseguir mesmo.
Boa sorte.
Sandrasselva


































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário


Bem-Vindo tem hífen

Contador desde 26.03.2012

Olá! Estou trabalhando, pode entrar. Estou escrevendo um romance.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...